FALANDO DE ORAÇÃO PESSOAL

“Invoca-me e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras.” Deus quer dar direção às nossas vidas, quer nos dizer o que fazer, o que não fazer, o que mudar, para onde ir, para onde não ir, como servir...

Oração Pessoal é um termo muito falado na RCC, dada a sua importância na vida do cristão, na vida daquele que deseja ter uma vida plena no Espírito Santo. Mais do que um dever cristão, é uma necessidade humana. Trata-se de um momento de intimidade com Deus, um diálogo entre criatura e criador, entre o filho e seu Pai Celeste que é inteiramente Amor. Significa, pois, uma troca de amor entre o ser humano e Deus.
Assim, o orante se apresenta diariamente ao Senhor porque tem a necessidade de encontrar-se com aquEle que ama e por quem é amado, precisa de um momento a sós com aquEle que é bom, que tudo sabe, que tudo pode, com aquEle que é pura Misericórdia, que compreende o que ninguém, por melhor que seja, compreenderá. Precisamos avaliar e aprimorar o nosso relacionamento com o nosso Deus.
Não se trata da simples devoção de fazer orações, mas é um crescimento contínuo de intimidade com Deus, um desafio de irmos sempre mais “além do deserto”. Em sua Carta aos Colossenses, São Paulo diz que ora por nós para que Deus nos conceda perfeita sabedoria e penetração espiritual (Col. 1, 9). Como penetrar na glória de Deus? Como escutar o coração de Deus? Não existe outro meio senão a Oração Pessoal. Este momento de oração a sós com o Senhor significa abrir-se ao louvor sincero que brota do coração; é voltar o coração para Ele e prostrar-se diante de Sua Majestade em perfeita adoração; é rasgar o coração em Sua presença apresentando ao Deus Misericordioso nossas fraquezas, insatisfações, dores, chagas, necessidades, súplicas; é escutarmos Sua voz que está sempre a nos falar; é nos deixarmos inundar pelo Espírito Santo.
Oração Pessoal implica em espontaneidade; colocar-se na presença do Senhor de coração aberto, partilhar a vida, falar das próprias coisas para Deus e escutar porque Ele também quer falar de Suas coisas para nós. Sempre me recordo daquela belíssima passagem bíblica de Jeremias 33, 2-3: “Invoca-me e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras.” Deus quer dar direção às nossas vidas, quer nos dizer o que fazer, o que não fazer, o que mudar, para onde ir, para onde não ir, como servir, etc. Precisamos andar conforme a revelação e a condução de Deus. Não podemos andar “batendo a cabeça” pelas paredes da vida, precisamos ter uma direção e só Deus pode mostrá-la. O Senhor quer nos orientar em nossa vida pessoal, social, eclesial, familiar, profissional, etc. Quer dizer como devemos exercer nossos Ministérios. Afinal de contas, não basta servir a Deus; é preciso servi-lo de acordo com a Sua vontade e com o Seu plano. Não se pode conceber alguém que esteja à frente da batalha, servindo ao Senhor nos Grupos de Oração, nas Pastorais e na Evangelização, que não tenha intimidade com aquEle que envia. No Evangelho de São João, Jesus nos diz que só ouve a voz do Pastor aquelas ovelhas que a conhecem. Este conhecer a voz de Jesus, o Pastor, somente se dá através do exercício chamado Oração Pessoal. É possível que muitos de nós estejamos nos confundindo com outras vozes que não a de Jesus, porque nossos ouvidos não estão treinados, nem apurados pelo exercício da Oração Pessoal.
Nada substitui a Oração Pessoal: nenhum Terço, nenhuma Novena, nenhuma Via Sacra, nenhum CD de música católica por melhor que seja a letra da música, nenhum serviço pastoral. Falando nisso, se o serviço na Igreja tem me impedido de ter um tempo de oração pessoal com Deus, algo está errado!!! Tudo isso é muito importante, porém não configura oração pessoal, que tem como pontos cruciais a espontaneidade e a direção dada pelo Espírito Santo, ou seja, a cada dia minha Oração Pessoal será diferente, porque é o Espírito que a conduzirá e Ele é criativo. O Terço, a Novena, a música, a Via Sacra podem até favorecer o clima para a Oração Pessoal; entretanto, não podem substituí-la.
Pelo menos três pontos precisam ser observados por quem quer entrar neste novo patamar de intimidade com Deus. O primeiro é ter um tempo reservado para a Oração Pessoal. Em verdade, temos tempo para tudo o que queremos, porém nem sempre o temos para ter um encontro com aquEle que nos deu a vida. Neste tempo reservado nada pode interferir: nem telefone; nem a novela; nem a partida de futebol na televisão; nem a conversa com os filhos, marido ou esposa; nem os vizinhos; nem os afazeres do dia a dia. Reservado este tempo, precisamos atentar ao segundo ponto que é a fidelidade a este horário. Em verdade, quando marcamos um encontro com alguém em determinado lugar, esta pessoa fica nos aguardando e é deselegante chegar atrasado ou nem chegar. Precisamos, pois, ter disciplina para estarmos sempre no lugar marcado com a Santíssima Trindade, nosso Deus querido; Ele com certeza estará lá no horário combinado. O terceiro ponto importantíssimo é a questão da perseverança. A perseverança é uma virtude pouco encontrada no ser humano. No entanto, é por ela que se alcança as maiores graças. Não podemos deixar de conversar com o Senhor nenhum dia sequer.
Oração Pessoal não pode ser encarada como um fardo, uma obrigação, o cumprimento de um protocolo; ao contrário, é o momento do refrigério, do abraço do Pai, da troca de amor com o Senhor, de entrar no coração de Deus.

Exercício espiritual:
Reflita sobre como vai a sua vida de oração pessoal. Se você ainda não faz oração pessoal, escolha um horário, combine com o Senhor este encontro diário e peça ao Espírito Santo que lhe torne fiel e perseverante a ele.

Vinícius Rodrigues Simões
Corrd. Estadual do Ministério de Formação do RJ

Reflita...

A misericórdia transformada em alegria

Eu ia mendigando de porta em porta pelo caminho da aldeia, quando a sua carruagem apareceu ao longe, como um sonho.



Eu me perguntei, maravilhado, quem seria aquele rei de reis. Minhas esperanças voaram até o céu e pensei que meus dias ruins haviam terminado. A sua generosidade me tiraria da pobreza.


A carruagem parou ao meu lado. Você me olhou e desceu sorrindo. Senti que a felicidade chegara para mim, finalmente. E de repente você me estendeu sua mão, dizendo-me: você pode me dar alguma coisa?


E eu fiquei pensando. Que idéia, pedir a um mendigo! Eu estava confuso e não sabia o que fazer. Por fim, tirei devagar do meu casaco um grãozinho de trigo e o dei a você.


Que surpresa a minha quando, ao esvaziar o meu casaco, à noite, encontrei um grão de ouro entre os grãos de trigo!... Quão amargamente chorei por não ter dado a você tudo o que eu tinha!
R.Tagore

Assim somos nós, muitas vezes achando-se pequeno demais para dar algo ao Senhor, não damos ou então damos o pouco e com muito pesar... Quando nos entregamos ao Senhor recebemos as verdadeiras alegrias e gozos em nosso coração que tanto buscamos...Nunca esqueça, nossa vida está guardada em Deus!!

No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1186. Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.

Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.

Sonhou então, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonho revelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para o servo".
Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".
O chamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.
Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".
A Ordem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III e Francisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.
O trabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povo à fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento em Bolonha.
Um fato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foi sacerdote.
Em 1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano começou a se desenvolver como uma ordem religiosa. E como já havia ocorrido anteriormente, o número de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias que se encaminharam por toda a Itália e para fora dela, chegando inclusive à Inglaterra.
Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização".
Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.
Autor do Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte.
Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro da Itália.
Fonte:www.capuchinhosrs.org.br

Existem muitos filmes que mostram toda a vida, a vivência entre os irmãos da ordem, seus ensinamentos aqui vamos indicar alguns:

Francisco, Arauto de Deus traz a visão genial de Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta) sobre a vida de São Francisco de Assis. Eleito pelo Vaticano como um dos melhores filmes religiosos de todos os tempos, . Num registro intimista que prima pela simplicidade, Rossellini mostra a beleza dos ensinamentos de São Francisco e seus irmãos, da época em que voltam de Roma, após terem recebido do Papa o reconhecimento da Ordem, até o momento em que se espalham pelo mundo para pregar a palavra de Deus. "


Irmão Sol, Irmã Lua mostra essa surpreendente, gratificante e significativa experiência, que transformou Francisco em santo e fundou uma doutrina, para conquistar a união espiritual com o mundo.Premios: Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Direção de Arte - Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Figurino.

Estudo Biblico

...continuação
QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?


Já dissemos em nosso artigo "O que é a Bíblia?", que ela foi totalmente inspirada por Deus. Para definirmos inspiração, preferimos seguir o conceito descrito por São Tomás de Aquino:
"É a ação de Deus, movendo e dirigindo o autor na produção do livro, preservando-o de erros, de forma que é Deus o autor e o homem mero instrumento usado para escrever" (2Quodlibetales, VII,14,5)
Vemos, assim, que os livros da Bíblia foram escritos por homens movidos pela ação direta de Deus, de forma a prevenir erros, fazendo que aceitemos Deus como autor principal e o homem como autor secundário. O homem é instrumento de Deus e é movido e dirigido por Ele.
Porém, não devemos confundir inspiração com revelação: a revelação ocorre quando Deus mostra ou descobre ao homem verdades de fé; a inspiração, como vimos, é o ato de Deus mover o homem a escrever verdades de fé, assistindo e preservando seus escritos do erro.
O fato de Deus de ter inspirado homens, não significa, contudo, que tenha anulado a inteligência e a liberdade do ser humano. Sobre isso, ensina-nos o Magistério da Igreja:
"Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades a fim de que, agindo Ele próprio neles e por eles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que Ele próprio quisesse" (Dei Verbum, 11).

Mas por que Deus inspiraria seres humanos para elaborar a Bíblia??

Ora, Deus é nosso Criador e nos criou por amor! Inspirando alguns santos homens a escrever tais livros, deu à religião uma base divina, absolutamente correta, já que, por serem inspirados, os livros da Bíblia são a própria Palavra de Deus, em toda a sua essência e força.
Já que foram escritos por homens, de forma que podemos entender seu conteúdo, foram usadas linguagens humanas. Quase todas as Bíblias modernas trazem logo na primeira folha as três linguagens que foram usadas para compô-la: o hebraico, o aramaico e o grego. O hebraico foi usado para a redação de quase todo o Antigo Testamento; o aramaico (língua falada na Palestina na época de Jesus) foi usado para alguns pequenos trechos do Antigo Testamento e, segundo alguns estudiosos, para o original do Evangelho de Mateus; o grego comum (koiné), por fim, foi utilizado para escrever alguns poucos livros do Antigo Testamento e para todo o Novo Testamento.

Fonte: http://www.veritatis.com.br

Aguarde novas postagens com a continuação do nosso estudo bíblico

A MISSA PARTE POR PARTE

...continuação

3. Saudação
a) Sinal da Cruz
O presidente da celebração e a assembléia recordam-se
por que estão celebrando a missa. É, sobretudo pela
graça de Deus, em resposta ao seu amor. Nenhum
motivo particular deve sobrepor-se à gratuidade. Pelo
sinal da cruz nos lembramos que pela cruz de Cristo
nos aproximamos da Santíssima Trindade.

b) Saudação
Retirada na sua maioria dos cumprimentos de Paulo, o
presidente da celebração e a assembléia se saúdam. O
encontro eucarístico é movido unicamente pelo amor de
Deus, mas também é encontro com os irmãos.

4. Ato Penitencial

Após saudar a assembléia presente, o sacerdote convida toda
assembléia a, em um momento de silêncio, reconhecer-se
pecadora e necessitada da misericórdia de Deus. Após o
reconhecimento da necessidade da misericórdia divina, o povo a
pede em forma de ato de contrição: Confesso a Deus Todo-
Poderoso... Em forma de diálogo por versículos bíblicos: Tende
compaixão de nós... Ou em forma de ladainha: Senhor, que
viestes salvar... Após, segue-se a absolvição do sacerdote. Tal
ato pode ser substituído pela aspersão da água, que nos convida a
rememorar-nos o nosso compromisso assumido pelo batismo e
através do simbolismo da água pedirmos para sermos
purificados.
Cabe aqui dizer, que o “Senhor, tende piedade” não pertence
necessariamente ao ato penitencial. Este se dá após a absolvição
do padre e é um canto que clama pela piedade de Deus. Daí ser
um erro omiti-lo após o ato penitencial quando este é cantando.
O “Senhor, tende piedade” poderá fazer parte do ato penitencial,
com relação ao texto do “Senhor...”, os vocativos presentes em
cada frase referem-se a Jesus Cristo, aquele que intercede ao Pai
por nossos pecados.
Fonte: www.anchietanum.com.br
Aguarde nossas próximas postagem sobre a Santa Missa

O que amar a Deus ame também a seu irmão...

Vivemos num mundo hoje tão cheio de superficialidade que estamos desaprendendo a ser intensos nas nossas relações uns com os outros, Deus nos criou não para sermos sós, mas para fazer parte de uma comunidade de amor, hoje sabemos pouco o que é amor... se nos aproximamos de alguém, já é de “orelha em pé” por que dizemos hoje que não podemos confiar em ninguém, daí as convivências vão ficando cada vez mais difíceis...
Difícil hoje considerar alguém como amigo, corremos tanto ás vezes não temos tempo nem para conversar com nós mesmos se preciso...o outro vai ficando cada vez mais distante... A experiência com Deus pode mudar essa realidade? Se quisermos que mude sim, pode mudar! Quando nos “encontramos” com Deus somos atraídos a viver em comunidade, a conviver com outras pessoas que também tiveram a mesma experiência de Deus! Que maravilha viver entre irmãos, mas infelizmente levamos do “mundo” o costume miserável da desconfiança, da concorrência, da distância... é preciso, a partir desse encontro com Deus, mudar essa realidade de ver o outro como alguém que não significa nada para mim, sabemos dizer de uma forma bem ensaiada, “ Deus te Ama” mas na realidade não dizemos nem de boca pra fora: “eu te amo meu irmão”. Não devemos dizer para as pessoas que o outro só é importante pra Deus, temos que aprender a dizer: você é importante para mim...para nós! Vamos permitir que a conversão dos nossos corações nos leve a conversão da nossa maneira de se relacionar com os outros. Deus quer nos ver com sinceridade vivendo entre irmãos, vamos aprender a nos respeitar, respeitar as dores do outro, as limitações, que nossas críticas possam ser sempre para fazer o outro melhorar e não para que se sinta pior...coloquemos caridade em nossas palavras quando for preciso exortar, quando for preciso ensinar, saibamos que todos temos sentimentos e somos limitados.”Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão” IJo 4,21.


SE AMAR FOSSE FÁCIL...

Se amar fosse fácil,

não haveria tanta gente amando mal,
nem tanta gente mal amada.

Se amar fosse fácil,
não haveria tanta fome,
nem tantas guerras,
nem gente sem sobrenome.

Se amar fosse fácil,
não haveria crianças nas ruas sem ter ninguém,
nem haveria orfanatos,
porque as famílias serenas adotariam mais filhos,
nem filhos mal concebidos,
nem esposas mal amadas,
nem mixês,
nem prostitutas.
E nunca ninguém negaria o que jurou num altar,
nem haveria divórcio e nem desquite, jamais...

Se amar fosse tão fácil,
não haveria assaltantes e as mulheres gestantes não tirariam seu feto,
nem haveria assassinos,
nem preços exorbitantes nem os que ganham demais,
nem os que ganham de menos.

Se amar fosse tão fácil nem soldados haveria, pois ninguém agrediria,
no máximo ajudariam no combate ao cão feroz.

Mas o amor é sentimento que depende de um "eu quero", seguido de um "eu
espero";
e a vontade é rebelde,
o homem,
um egoísta que maximiza seu "eu" por isso,
o amor é difícil.
Jesus Cristo não brincava quando nos mandou amar.
E, quando morreu amando deu a suprema lição.
Não se ama por ser fácil,
Ama-se porque é preciso!
Que Deus abençoe você, hoje e sempre!
 Fonte: site catequisar

Quero ser missionário



Outubro mês das missões
Nesse mês, de forma especial, a Igreja traz mais forte para nós a importância do anúncio do evangelho. Chama-nos a ser missionários dentro de nossas múltiplas realidades. Mas... Com sinceridade, você sabe como fazer isso? Como atender esse “apelo” da Igreja?

Precisamos entender primeiro que esse apelo da Igreja é o “eco” do chamado que o próprio Cristo fez aos apóstolos. Se nós somos Igreja, então somos essa extensão dos apóstolos, consequentemente nossos atos e nosso chamado precisa ser coerente á missão dada aos apóstolos. Mas como dar essa continuidade? Veja: chegando pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar e veio sobre eles ( os apóstolos) o Espírito Santo, logo após estar cheio do Espírito de Deus, Pedro em companhia dos onze de pé, diante de todos proclama: “Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis, depois de ter sido entregue, segundo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de ímpios. Mas Deus o ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, porque não era possível que ela o retivesse em seu poder. A este Jesus, Deus o ressuscitou: do que todos nós somos testemunhas. Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo. Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: Que devemos fazer, irmãos? Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus. Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.” At 2 . A continuidade da missão dos Apóstolos vem daí...cheio do Espírito Santo- pois sem Ele não há coragem para isso- anunciar a pessoa de Jesus Cristo: quem Ele é, a sua ação em nossas vidas, dizer para os que não crêem que Jesus é essa Boa Nova. Ser missionário é onde eu estiver ser testemunha, deste Cristo que ressuscitou e nos dá vida, e esse testemunho deve levar aqueles que ouvem a aderir a essa graça: a fé em Cristo.

Mas esse anúncio não pode ser imposto a ninguém nosso testemunho precisa ser autentico para que os outros creiam, nossa missão começa no testemunho.

Olhe ao seu redor.... veja quem precisa de uma palavra hoje, anuncie Jesus Cristo, sua bondade e seu amor... seja um missionário no lugar onde Deus te colocou, no seu trabalho, sua casa, sua escola, enfim onde estiver sempre haverá oportunidade de levar a boa nova a alguém. Seja um Missionário!

Oração:

Espírito Santo
Que desceste sobre os apóstolos

E os fizeste anunciadores do Evangelho:
Derrama os teus dons sobre cada um de nós
E torna-os sensíveis aos apelos
E às necessidades dos nossos irmãos;
Desperta em muitos corações
[crianças, jovens e adultos]
o ideal missionário;
dá força e coragem a todos quantos
se entregam totalmente
ao serviço da MISSÃO
Amem

NOVIDADE NO BLOG...GRUPO DE ORAÇÃO ON LINE!

Você conhece alguém que você já teve vontade de chamar para participar de um grupo de oração? Com certeza sim...mas sempre existem desculpas para não procurar Deus... Nosso Blog vem dar uma força para você evangelizar...Deus inspirou em nosso coração um Grupo de Oração On line!! Isso mesmo uma oportunidade para você levar seus amigos a rezar no ambiente de trabalho, em casa, seja qual for o lugar...essa é uma maneira de fazer as pessoas que não sabem rezar a entrarem em contato com Deus. Lógico que não substitui um encontro pessoal em uma comunidade, mas ajuda essas pessoas que estão desanimadas na sua Fé a voltar a crer no poder da oração.
Nós contamos com você!!! Participe também, Divulgue!!!
O link para entrar no grupo de oração online é aí do lado!!!!
VAMOS EVANGELIZAR!!!

NOSSA SENHORA APARECIDA - ROGAI POR NÓS

CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSA SENHORA APARECIDA ATRAVÉS DESSE VÍDEO

ORAÇÃO:
Ó Virgem Maria, abençoada sois vós
pelo Senhor Deus Altíssimo
entre todas as mulheres da terra.
Vós sois a glória de Jerusalém,
vós a alegria de Israel,
vós a honra do nosso povo.
Salve, ó Virgem, honra de nossa terra,
a quem rendemos um culto de piedade e veneração,
a quem chamamos com o belo nome de Aparecida.
Quem poderia contar, ó doce Mãe,
quantas graças, durante tantos anos,
vós dispensastes ao povo brasileiro,
compadecida dos nossos males?
Quisemos cingir vossa cabeça sagrada
com uma coroa de ouro,
que vos é devida por tantos títulos;
continuai a dobrar-vos benignamente às nossas preces.
Quando erguemos aos céus nossas mãos suplicantes,
ouvi, clemente, os nossos rogos, ó Virgem;
conservai nossas almas afastadas da culpa e,
por fim, conduzi-nos ao céu.
Salvação, honra e poder Àquele que, uno e trio,
nos fulgores do seu trono celeste,
governa e rege todo o universo.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
rogai por nós.

HALLEL FORTALEZA 2009

Hallel Som e Vida - QUE TODOS SEJAM UM



Enviado por Rcc Fortaleza
Hallel Som e Vida em sua primeira edição aqui em Fortaleza, nos dias 10, 11 e 12 de outubro do corrente ano, o maior evento artístico, cultural e religioso da America Latina, presente em 5 continentes (Estados Unidos, Argentina, Espanha, Itália, Japão, África do Sul entre outros). No Brasil há 22 anos em 18 cidades.

Tem como objetivo colocar a disposição dos participantes 20 horas de show num palco principal, esportes radicais, praças de alimentação, parque de diversão, 06 tendas com programação simutanea distribuida em workshop´s, cases, curso formativo, espaço infantil, apresentações artisticas e culturais. A duração prevista para todo o evento será de 32 horas. Ações sociais serão realizadas com a presença de médicos, recolhimento de alimentos para instituições que trabalham com resgate de drogados, alcoólatras, crianças e jovens.

O evento se realizará no Parque de Exposições da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) - Expoece, na Av. Sargento Hermínio, nº 2177 - Bairro Ellery

- Sábado - dia 10/10 de 14h as 23h;

- Domingo - dia 11/10 de 9h as 22h;

- Segunda - dia 12/10 de 9h as 19h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: http://www.hallel.rccfortaleza.org.br/
NÓS DA COMUNIDADE ANUNCIADORES DA PAZ ESTAREMOS LÁ!

A MISSA PARTE POR PARTE


É de suma importância sabermos o significado de cada parte da Santa Missa para que assim possamos participar bem do Mistério Eucarístico.
Ritos Iniciais
“Os ritos iniciais ou as partes que precedem a
liturgia da palavra, isto é, cântico de
entrada, saudação, ato penitencial, Senhor,
Glória e oração da coleta, têm o caráter de
exórdio, introdução e preparação. Estes ritos
têm por finalidade fazer com que os fiéis,
reunindo-se em assembléia, constituam uma
comunhão e se disponham para ouvir
atentamente a Palavra de Deus e celebrar
dignamente a Eucaristia”.
Instrução Geral ao Missal Romano, n.º 24:
1. Comentário Inicial
Este tem por fim introduzir os fiéis ao mistério
celebrado. Sua posição correta seria após a
saudação do padre, pois ao nos encontrarmos com
uma pessoa primeiro a saudamos para depois
iniciarmos qualquer atividade com ela.
2. Canto de Entrada
“Reunido o povo, enquanto o sacerdote entra com os
ministros, começa o canto de entrada. A finalidade
desse canto é abrir a celebração, promover a união
da assembléia, introduzir no mistério do tempo
litúrgico ou da festa, e acompanhar a procissão do
sacerdote e dos ministros”(IGMR n.25)
Durante o canto de entrada percebemos alguns elementos que compõem o início da missa:
a) O canto
Durante a missa, todas as músicas fazem parte de cada momento.
Através da música participamos da missa cantando. A música não
é simplesmente acompanhamento ou trilha musical da celebração:
a música é também nossa forma de louvarmos a Deus. Daí a
importância da participação de toda assembléia durante os cantos.
b) A procissão
O povo de Deus é um povo peregrino, que caminha rumo ao coração
do Pai. Todas as procissões têm esse sentido: caminho a se
percorrer e objetivo a que se quer chegar.
c) O beijo no altar
Durante a missa, o pão e o vinho são consagrados no altar, ou seja, é
no altar que ocorre o mistério eucarístico. O presidente da
celebração ao chegar beija o altar em sinal de carinho e reverência
por tão sublime lugar.
Por incrível que possa parecer, o local mais importante de uma igreja
é o altar, pois ao contrário do que muita gente pensa, as hóstias
guardadas no sacrário nunca poderiam estar ali se não houvesse
um altar para consagrá-las.
Aguarde nossas próximas postagens  - veremos a Missa completa
Fonte: www.anchietanum.com.br

PARA PENSAR...

NISTO CONHECERÃO QUE SOIS MEUS



No corre-corre de um terminal rodoviário algumas pessoas derrubaram um tabuleiro de maçãs-do-amor, esparramando-as pelo chão. Somente um homem parou para ajudar a pequena vendedora.

Ao começar a recolher as frutas, ele percebeu que ela era cega. Gentilmente ajudou-a a levantar o tabuleiro e a ajuntar as maçãs.

Ao verificar que várias de suas frutas se estragaram na queda, a menina ficou visivelmente apreensiva:
- Minha mãe vai ficar muito triste.
- Não se preocupe, minha querida, disse-lhe o homem, eu pago as maças que se estragaram.

Pagou e despediu-se dela, mas ela o chamou e perguntou:
- Moço, é você que é Jesus?
- Não, minha querida, mas sou um dos amigos dele. (autor desconhecido)

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos,
se tiverdes amor uns aos outros.
João 13.35

Estudo bíblico

VAMOS INICIAR JUNTOS UM ESTUDO BÍBLICO?
O QUE É A BÍBLIA? ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more
Bíblia é um termo grego (tà biblía) que significa livros. A Bíblia não é apenas um livro, mas uma coletânea, uma verdadeira biblioteca. Nela encontramos diversos assuntos, todos eles relacionados ao ser humano. São experiências de homens e mulheres que tiveram um encontro significativo com Deus e com sua ação.
A Bíblia não foi escrita de uma só vez. As pessoas foram vivendo as experiências, discutindo-as e só depois de muito tempo é que registraram tais eventos. Ela foi surgindo aos poucos, sua mensagem foi se difundindo através das pessoas, do povo e da vivência da fé.
A Bíblia é composta por 73 livros considerados sagrados. Esses livros não foram escritos todos num determinado tempo nem numa determinada data; eles foram elaborados lentamente, uma longa gestação, muito bem preparada por Deus que durou aproximadamente 1300 anos. De Moisés até São João Apóstolo.
A Bíblia não é um livro de ciências, mas um livro que narra a revelação de Deus ao mundo e a história da salvação. Isso se confirma no número 24 da Constituição Dogmática Dei Verbum Sobre a Revelação Divina: Deus é o autor da Sagrada Escritura ao inspirar seus autores humanos; age neles e por meio deles. Fornecendo assim a garantia de que seus escritos ensinem sem erro a verdade salvífica. E ainda no número 11 dessa mesma Constituição está escrito: As sagradas escrituras contêm a palavra de Deus, e, pelo fato de serem inspiradas, são verdadeiramente a palavra de Deus.
AGUARDE NOSSA PRÓXIMA POSTAGEM--CONTINUAÇÃO DO ESTUDO--

A SANTIDADE DO SERVIR

Como bons dispensadores das diversas graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu:
a palavra, para anunciar as mensagens de Deus; um ministério, para exercê-lo com uma força divina, a fim de que em todas as coisas Deus seja glorificado por Jesus Cristo. A ele seja dada a glória e o poder por toda a eternidade! Amém. 1Pe 4,10-11
Essa palavra é um verdadeiro roteiro de evangelização, uma rota traçada para nós que mostra o real sentido dos dons de Deus depositado em nós, dons estes que devemos colocar á disposição principalmente daqueles que precisam de Deus.
Quando somos evangelizados, quando conhecemos Deus e seu Amor por nós, aí começa o impulso do nosso coração de querer levar aos outros esse grande tesouro descoberto.
Mas servir não é fácil, por isso mesmo precisamos da consciência de que a santidade do servir começa quando assumimos o senhorio de Jesus em nossas vidas, quando sabemos, pela unção e pela revelação de Deus em sua Palavra que: Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!
Se o fizesse de minha iniciativa, mereceria recompensa. Se o faço independentemente de minha vontade, é uma missão que me foi imposta. Icor 9,16-17
Precisamos tomar consciência que nossa evangelização é importante pois é através dela que Deus salva almas para Ele.
Se sabemos de tudo isso porque ainda insistimos em dizer não?
Vários motivos nos levam a dizer não ao Senhor...acomodação,diz que não sabe fazer nada, medo de errar, etc, etc... mas nenhuma dessas desculpas apaga a vontade e o chamado de Deus Ele te deu um talento, um Dom não o esconda mas coloque á disposição da construção do Reino de Deus. Pois o Senhor não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, amor e sabedoria (IITm 1,7)